Social Icons

quinta-feira, 30 de maio de 2013

PBP: Programa de Bolsa Permanência

     Em linhas gerais, o Programa de Bolsa Permanência – PBP é uma ação do Governo Federal de concessão de auxílio financeiro a estudantes matriculados em instituições federais de ensino superior em situação de vulnerabilidade socioeconômica e para estudantes indígenas e quilombolas. O recurso é pago diretamente ao estudante de graduação por meio de um cartão de benefício.
     A Bolsa Permanência é um auxílio financeiro que tem por finalidade minimizar as desigualdades sociais e contribuir para a permanência e a diplomação dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Seu valor, estabelecido pelo Ministério da Educação, é equivalente ao praticado na política federal de concessão de bolsas de iniciação científica, atualmente de R$ 400,00 (quatrocentos reais). Para os estudantes indígenas e quilombolas, será garantido um valor diferenciado, igual a pelo menos o dobro da bolsa paga aos demais estudantes, em razão de suas especificidades com relação à organização social de suas comunidades, condição geográfica, costumes, línguas, crenças e tradições, amparadas pela Constituição Federal. Ademais, os estudantes indígenas e quilombolas matriculados em cursos de licenciaturas interculturais para a formação de professores também farão jus a bolsa de permanência durante os períodos de atividades pedagógicas formativas na IFES, a bolsa de permanência até o limite máximo de seis meses.
     Uma grande vantagem da Bolsa Permanência concedida pelo Ministério da Educação é ser acumulável com outras modalidades de bolsas acadêmicas, a exemplo da bolsa do Programa de Educação Tutorial – PET, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação.

Fonte: Portal MEC

terça-feira, 21 de maio de 2013

Programação das defesas de monografia do curso de Licenciatura em Matemática do semestre 2012.2



     Inicia nesta sexta-feira, dia 24 de maio de 2013, as defesas de monografias dos licenciandos formandos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. As mesma acontecerão no Centro de Formação de Professores desta Universidade, situado na cidade de Amargosa - Bahia. 

Confira a programação completa 


quinta-feira, 16 de maio de 2013

Segunda etapa da matrícula web da UFRB inicia dia 20 de maio de 2013


     De acordo com o calendário acadêmico da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, está previsto para o dia 20 de maio à 03 de junho de 2013, o período de SOLICITAÇÃO de componentes curriculares pelos Alunos regulares dos cursos de graduação (2ª Etapa matrícula WEB para 2012.2).
veja calendário 

segunda-feira, 13 de maio de 2013

MEC abre nesta segunda-feira as inscrições para o Enem 2013


     As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2013) serão abertas, segundo o edital, às 10h (de Brasília) desta segunda-feira (13) e podem ser feitas até as 23h59 do dia 27 de maio nosite do Enem. A taxa de inscrição custa R$ 35 e pode ser paga até o dia 29 deste mês. O exame será realizado nos dias 26 e 27 de outubro.
     O Ministério da Educação calcula que 6,1 milhões de estudantes deverão se inscrever para as provas podem garantir acesso a universidades federais e institutos federais de ensino superior, e nesta edição de 2013 promete mais rigor na correção da prova de redação e um investimento maior na segurança para evitar fraudes.
Fonte: G1

Novo programa vai incentivar docência e carreira científica


     O Ministério da Educação está estruturando um programa de estímulo a jovens estudantes do ensino médio que pretendam seguir carreira na área científica ou na docência da educação básica. Para isso, criará incentivos a programas de formação e pesquisas de universidades, centros de pesquisas e institutos nas áreas de licenciatura e científica que envolvam professores e estudantes dessa etapa do ensino. 

     A proposta prevê a criação de núcleos nas instituições de educação superior, institutos e centros de pesquisas com oferta de bolsas de incentivo a estudantes e a professores da educação básica, a professores e a graduandos das universidades e a pesquisadores.

     O programa terá como meta atender 100 mil estudantes do ensino médio, além de 10 mil de graduação em cursos de licenciatura do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Serão incorporados ao programa os estudantes medalhistas das olimpíadas de matemática e de língua portuguesa, entre outras. Os professores que participarem do programa terão direito a bolsas e poderão ser incluídos em programas de formação e pesquisa.

     O programa do MEC não prevê pagamento de incentivos nem a vinculação da titulação na pós-graduação dos professores ao desempenho satisfatório dos estudantes. Decisões nesse sentido caberão exclusivamente a estados e municípios. O MEC não tem gerência na carreira docente de escolas da educação básica. 

Assessoria de Comunicação Social


Fonte: MEC

domingo, 12 de maio de 2013

Criação da Federal do Sul da Bahia vai a sanção presidencial


     O Senado Federal aprovou na quarta-feira, 8, o Projeto de Lei Complementar nº 12/2013, originário da Câmara dos Deputados, que cria a Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba), com sede em Itabuna. O texto segue agora para a sanção da presidenta da República, Dilma Rousseff.

     O modelo pedagógico da Ufesba, além dos cursos tradicionais, prevê a oferta de cursos de bacharelado interdisciplinar, com três anos de duração, e uma rede de colégios universitários, a ser formada em diversos municípios baianos. Esses colégios permitirão ao estudante passar metade do curso na cidade de origem. A universidade deve atender mais de 11 mil estudantes.

     A Ufesba será uma das quatro novas instituições federais de educação superior implantadas com a política de expansão universitária promovida pelo governo federal. Inicialmente, além da sede em Itabuna, ela contará com câmpus nos municípios de Porto Seguro e Teixeira de Freitas. A Ufesba deve iniciar as atividades já em 2014 e estará completamente implantada em 2020.

     As três outras universidades federais em fase de implantação são a da Região do Cariri (UFRC), com sede em Juazeiro do Norte, Ceará; a do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), com sede em Marabá, e a do Oeste da Bahia (Ufob), em Barreiras. 

Diego Rocha


Fonte: MEC

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Segunda Assembleia Geral do semestre 2012.2



CONVOCAÇÃO

O Diretório Acadêmico de Matemática do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no uso de suas atribuições regimentais,

RESOLVE

Convidar os discentes do curso de Licenciatura em Matemática para a 2ª Assembléia Geral com os seguintes pontos de pautas:

1-      Informes; 
2 - Aprovação das normas de empréstimo de materiais para os discentes deste curso;
3 - Viagem à Curitiba-PR;
4 - Matemática Beats;
5 - Prestação de Contas do semestre 2012.2;
6 - o que ocorrer.

A 2ª Assembleia Geral será realizada no dia 14 de maio de 2013, às 17h, na sala 104 do pavilhão de aulas do Centro de Formação de Professores.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

UFRB apresenta novo Regulamento do Ensino de Graduação


  A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) apresenta seu novo Regulamento do Ensino de Graduação, através da resolução Nº 004/2012. Aprovado pelo Conselho Acadêmico (CONAC), ela entra em vigor a partir do primeiro semestre letivo de 2013, com início em 25 de junho de 2013.
    Nele, estão disponibilizadas atribuições referentes a todos os processos que são típicos da vida universitária no âmbito da graduação, a exemplo da matrícula e suas diferentes modalidades, aproveitamento de estudos/atividades e do ano de equivalência, atividades formativas, integralização curricular, revalidação e registro de diploma e de certificado, avaliação da aprendizagem, exercícios domiciliares, além de disposições gerais.
    De acordo com a coordenadora de Ensino e Integração Acadêmica da PROGRAD, Adriana Lopes, o novo regulamento visa orientar os estudantes e auxiliar os colegiados de cursos em questões referentes à vida acadêmica. Ela informou ainda que todas as resoluções foram examinadas pelos membros da Câmara de Graduação, Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), além dos Centros de Ensino.
    Em destaque no novo regulamento, encontra-se a disposição acerca do trancamento de matrícula para calouros. Agora, faz-se necessário que o estudante curse o primeiro semestre do ano letivo para solicitar o trancamento. As exceções são os casos "devidamente comprovado se relacionado a motivo de saúde ou a direito assegurado por legislação específica, quando fora do prazo estabelecido no calendário acadêmico", aponta o documento em seu artigo 72.
    Para elaboração do novo regulamento, o presidente da Câmara de Graduação do CONAC na época da produção do documento, Josival Souza, informou que foram seguidas três etapas. A primeira foi a confecção da minuta do novo regulamento ainda em 2010. No ano seguinte, a minuta foi enviada aos Centros de Ensino da UFRB para que fossem discutidas e enviadas sugestões pelas áreas de conhecimento. Já a terceira etapa, em setembro de 2011, os membros da Câmara de Graduação reuniram-se quinzenalmente para analisar o documento. "Concomitante às reuniões da Câmara, a SURRAC era constantemente consultada para verificar a viabilidade de execução do novo regulamento. Foram 10 meses de intensas reuniões até concluí-lo", ressaltou Souza.
    "O regulamento foi elaborado considerando a diversidade que marca a UFRB e as vivências acadêmicas dos coordenadores de curso, é, portanto, um documento com característica da UFRB", destacou Josival Souza. Um evento para o lançamento do documento está previsto para o dia 22 de maio, às 9h, no anfiteatro da reitoria, campus de Cruz das Almas.
Fonte: site da UFRB

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Projeto de impressão na sala do DAMAT


    Projeto de impressão na sala do Diretório Acadêmico de Matemática (DAMAT) inicia nesta segunda-feira dia 06 de maio de 2013. Agora os discente do curso de Licenciatura em Matemática da UFRB poderão realizar suas impressões  pagando R$ 0,10(dez centavos) por folha.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Estudantes da UFRB podem se inscrever no Programa Inglês sem Fronteiras


    Os estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) interessados em estudar inglês podem se inscrever na plataforma de ensino online do Programa Inglês sem Fronteiras. O IsF é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com o objetivo principal de incentivar o aprendizado do idioma Inglês entre os universitários do País.
    O IsF visa também a oferecer aos candidatos do Programa Ciência sem Fronteiras a possibilidade de aperfeiçoamento na língua inglesa de maneira mais rápida e eficiente, de modo que tenham melhores condições de participar dos intercâmbios oferecidos. As ações do programa englobam diferentes tipos de apoio à aprendizagem do idioma estrangeiro. O módulo de ensino é ofertado através da plataforma My English Online (MEO), por meio de senha pessoal distribuída aos candidatos que atenderem aos requisitos estabelecidos.
    A meta inicial do programa é a concessão de dois milhões de senhas de acesso pessoal a estudantes de graduação e pós-graduação das universidades públicas e privadas brasileiras, em todas as áreas do conhecimento. Para acessar o ambiente do curso de inglês online é necessário preencher o cadastro disponível emwww.myenglishonline.com.br/site/cadastrar. Assim que o perfil do inscrito for comprovado pela Capes, ele receberá a senha para acesso ao curso.
    A UFRB está entre as instituições de ensino superior participantes do programa, através de sua Superintendência de Assuntos Internacionais (SAI). A responsável pelo Inglês sem Fronteiras na UFRB é a professora Sibele Tozetto. Dúvidas sobre o IsF podem ser enviadas para gabi.assai@ufrb.edu.br.
Mais informações sobre o IsF, acesse: isf.mec.gov.br   
Fonte: site da UFRB

1°Ciclo do Diálogo Formativo : Formação Política na Universidade



    No dia 02/05/2013 ocorrerá no CFP-UFRB o 1ª Ciclo do Diálogos Formativos coordenado pelos grupos:  PetAfirmação e ERER (Grupo de estudos em relações étnico-raciais).
    O evento marca a primeira atividade do mês de maio onde ocorrerá debates formativos com a presença de convidados a ministrarem algumas rodas de conversa com temas diversos.
    Esse primeiro Diálogo terá como foco de debate: A formação Política na Universidade e terá como palestrante a professora Drª Ana Cristina Givigi, ou popúlarmente conhecida como, Kiki. A professora Kiki é docente do Centro de Formação de Professores e possui doutorado em Educação. Esperamos então a presença de todxs estudantes, professores, servidores técnicos e moradores da cidade de Amargosa para construirmos um diálogo prazeroso e com seus múltiplos olhares neste encontro.


 

Retângulo News

O que é um Diretório Acadêmico?

Os Diretórios Acadêmicos são entidades que representam os interesses dos estudantes junto à universidade, cumprem a finalidade de organizar atividades direcionadas para a melhoria da qualidade do ensino superior, de realizar confraternizações, de elaborar e implementar projetos acadêmicos. São também os responsáveis pela integração social e cultural dos estudantes. A representação acadêmica é algo sério que não se resume apenas a bailes, festas e jogos, sua função é muito mais abrangente
.